Graça Carriconde destacou durante evento que, somente através da educação, cultura e arte, é possível transformar vidas
Instituído pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Sitquifar), o Instituto Educar para Transformar (IEPT) foi inaugurado neste mês de maio, no dia 14. A presidente do IEPT, Graça Carriconde, destacou durante a solenidade, que esta é uma instituição que veio para somar na qualificação social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Queremos oferecer oportunidades, para que a vida das pessoas tenham uma grande melhoria. Somente através da educação, isto é possível”, pontuou a líder sindical.
Na oportunidade, além de representantes do governo municipal, de entidades classistas, de indústrias, usinas, diretores de sindicatos, ainda estiveram presentes o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Minas Gerais, Carlos Cassiano; o presidente da Força Sindical do Estado de Minas Gerais, Valdeir Messias; e a secretária Nacional de Políticas para Mulheres e Gênero, Maria Auxiliadora dos Santos.
O descerramento da placa contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Marcelo Ponciano, que recebeu das mãos da presidente do Stiquifar e IEPT uma camiseta, simbolizando o convite para que o reitor agora integre o “Projeto Ninho”.
O IEPT – O Instituto visa a qualificar social e profissionalmente adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, e através de parcerias já atendeu centenas delas. Em 2020, foram oferecidos cursos de Assistente de Logística, com turma de 20 alunos; Recepcionista, 20; Arte e Produção de Vídeo, 40, quando foram fornecidas cestas básicas e atendimento psicológico, de forma gratuita, para todos os docentes. “Tem aluno que até hoje faz consulta com o nosso psicólogo”, destaca Graça.
Já em 2021, foram oferecidos cursos de Assistente de Logística, com turma de 21 alunos; Assistente Administrativo, 13, e Excel Básico e Intermediário, 16.
De 2021 a 2023 foram atendidos 90 alunos entre adolescentes, adultos e melhor idade. “Isto fora os alunos que oferecemos cursos em parceria com a BIT e Comdicau”, conclui a líder sindical.