SOBRE NÓS​

O Instituto Educar para Transformar (IEPT) é uma entidade sem fins lucrativos, instituído pelo Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), com a finalidade de oferecer cursos de capacitação profissional para os jovens terem oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, pois enfrentam muitas dificuldades para conseguirem o primeiro emprego.

Fundado em 2015, pela atual diretoria do Stiquifar, o IEPT é uma associação de direito civil público, com caráter educativo, sem fins lucrativos. No dia 9 de dezembro de 2019, através do Projeto de Lei, apresentado pelo vereador Cleomar Marcos de Oliveira – Barbeirinho (PHS), o instituto foi declarado de utilidade pública na Câmara Municipal de Uberaba, pois reconheceram sua importância para à sociedade. O Poder Legislativo promulgou a Lei 13.180, no dia 10 de janeiro de 2020.

Segundo a idealizadora da iniciativa, presidente Graça Carriconde, o instituto tem na sua formação dirigentes sindicais e profissionais qualificados para elaborar a grade curricular dos cursos, seguindo as diretrizes educacionais do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) e da Prefeitura de Uberaba.

As aulas são teóricas, mas têm palestras e atividades pedagógicas para que os alunos possam vivenciar na prática como será desenvolver a função dentro das empresas. Após a conclusão dos cursos, os estudantes receberam um certificado e passaram a ter as mesmas condições de obterem êxito nos processos seletivos. Sem contar que, o STIQUIFAR consegue através de parcerias à possibilidade dos mesmos fazerem estágios e muitos conseguem já saírem até empregados.

MISSÃO

Transformar vidas por meio da educação e capacitação profissional, oferecendo oportunidades iguais para todos.

VISÃO

Inserir crianças, adolescentes e adultos capacitados no mercado de trabalho, por meio de uma formação de qualidade que valoriza tanto os conhecimentos técnicos quanto a consciência cidadã.

VALORES

Qualidade, abrangência, parceria, justiça, igualdade social, educação, valores sociais do trabalho e solidariedade.

Contato

Copyright © 2022. Rander Santos